O comando-geral da Polícia Militar (PM) do Paraná trocou de mãos na manhã desta quarta-feira (14). Em uma solenidade realizada às 9 horas em Curitiba, o coronel Anselmo José de Oliveira, que já estava afastado por razões de saúde há três meses, passou a função de comandante-geral para o coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, que ocupava o cargo interinamente. A PM afirma que a mudança é um processo natural dentro da corporação, embora admita que a troca tenha relação com o tratamento pelo qual o coronel Anselmo passa.
O recém-empossado coronel Larson, que é bacharel em Direito, ocupava oficialmente o cargo de subcomandante da PM (chefe do Estado Maior) desde março deste ano. Antes disso, foi assessor militar da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), por um ano e três meses. Segundo a PM, o novo comandante-geral possui especialização em Gerenciamento de Crises, Polícia Judiciária e Estudos de Políticas e Estratégia.
Com a mudança, o coronel Anselmo assume a função de secretário especial da PM. Ele estava no comando-geral desde abril de 2008, quando o coronel Nemésio Xavier de França Filho, que ocupava a função, se aposentou. No dia 22 de julho deste ano, afastou-se para tratamento médico.
Bacharel em Direito, Anselmo acumulava ainda a função de presidente do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (CNCG).