Um assaltante morreu no fim da tarde de ontem, em Curitiba, depois de trocar tiros com um tenente-coronel da Polícia Militar (PM), no bairro Guabirotuba. O policial reagiu quando dois homens tentaram roubar um carro que pertence ao sobrinho dele.O caso ocorreu por volta das 18 horas, na Rua Alcides Therézio de Carvalho. O tenente-coronel Edson Fernandes Paredes Barroso conversava com o filho e o sobrinho em frente de casa, quando dois homens que chegaram a pé teriam sacado um revólver e anunciado o assalto. De acordo com a PM, o objetivo dos assaltantes era levar o automóvel um Golf do sobrinho do oficial, que estava estacionado em frente à residência.
Quando um dos bandidos foi revistar as vítimas, Paredes reagiu, sacando uma arma e atirando contra os assaltantes. Um dos acusados, Emerson Fernando Fernandes, de 23 anos, levou seis tiros, sendo três no abdome, dois no braço e um na cabeça. Ele chegou a ser socorrido pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma de Emergência (Siate), mas morreu no local. "O tenente-coronel estava com sua arma na cintura e, em legítima defesa, acabou reagindo à ação dos bandidos", disse o tenente Guilherme Moser, que atendeu a ocorrência.
Na troca de tiros, Paredes foi atingido por um disparo na região da cintura. Ele foi encaminhado ao Hospital Cajuru e, segundo a PM, está fora de perigo. O filho do policial, Rodrigo Paredes Barroso, foi baleado de raspão e também não corre risco de morrer. O outro bandido teria sido atingido por um tiro, mas conseguiu fugir a pé.
Rodrigo, que até então estava dentro de casa, saiu para ajudar ao perceber o barulho do lado de fora da casa. "Eu só ouvi os tiros e vim pra fora. Um deles estava com a arma apontada pra cabeça do meu pai. Eu segurei ele pelo pescoço e afastei a arma, mas ele continuou atirando para todos os lados até acabar a munição. Acho que era um revólver 38", informou o jovem, ainda em choque, para o policial que o atendeu no local. "Corremos para pegar o outro e estávamos dando uma surra nele quando o que estava baleado no quintal conseguiu fugir", completou.
Ainda na noite de ontem, o Instituto de Criminalística (IC) esteve no local e fez o levantamento preliminar da cena do crime. Um dos disparos efetuados pelos assaltantes acertou o vidro de um Corsa Sedan que estava estacionado na garagem da casa do policial. Segundo vizinhos, não ficou muito claro quem atirou primeiro. De acordo com o tenente Moser, a PM faria buscas pelo outro assaltante ao longo de toda a noite. Até o fechamento desta edição, o outro bandido não havia sido localizado.
Foragido
De acordo com reportagem divulgada no ano passado pela Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo do estado, Emerson Fernando Fernandes era foragido da Justiça, acusado de ter matado um homem com vários tiros de pistola calibre 40. O crime teria ocorrido em abril de 2009.
Bolsonaro “planejou, dirigiu e executou” atos para consumar golpe de Estado, diz PF
Governadores do Sul e Sudeste apostam contra PEC de Lula para segurança ao formalizar Cosud
Congresso segue com o poder nas emendas parlamentares; ouça o podcast
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora