Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estiagem

Coronel Vivida decreta situação de emergência

A estiagem continua castigando os municípios da região Sudoeste do Paraná. Nesta quarta-feira, o prefeito de Coronel Vivida, Pedro Mezzomo, decretou que o município se encontra em situação de emergência.

A ação tomada pelo chefe do executivo municipal visa ajudar os agricultores da região a conseguirem novas linhas de crédito e renegociação de dívidas da última safra. De acordo com o Secretario de Agricultura, Gilberto Ferreira, as perdas do município chegam a R$ 25 milhões. Somente na produção de leite, houve uma redução de 40% no volume produzido. Em todo o Sudoeste, dados da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seab) apontam perdas de 17% na atividade agropecuária, algo em torno de R$ 1,3 bilhão.

O decreto tem tem validade de 90 dias, podendo ser prorrogada por até outros três meses. O levantamento de perdas com a falta de chuva foi encaminhado à Secretaria Nacional de Defesa Civil, que, de acordo com prefeitura, autorizou a decretação de situação de emergência.

"As chuvas que ocorreram nos últimos dias evitaram que as perdas fossem maiores. De qualquer forma, a perda estimada é de 21.700 toneladas só na soja. A produção de leite também sofreu forte redução, com 2,4 milhões de litros a menos nos últimos quatro meses", ressalta Ferreira.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.