O corpo do maringaense Oscar Kodama, de 28 anos, que morreu no fim do mês passado, em Paris, chegou ontem ao Brasil. A família esperou duas semanas para conseguir a liberação e o traslado do corpo, que deve ser enterrado amanhã, em Dourados (MS).
De acordo com a família, a chegada o corpo chegou às 15h40 de ontem no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. De lá, o corpo seguiu para Campo Grande e depois para Dourados, onde será velado hoje. O sepultamento está marcado para as 9 horas desta quinta-feira.
Oscar morreu no dia 31 de agosto depois de passar mal durante uma conexão no Aeroporto Internacional Charles de Gaulle, na capital francesa. O laudo médico apontou embolia pulmonar como a causa da morte.
O brasileiro embarcou às 11h50 do dia 29 no Aeroporto Governador José Richa, em Londrina. Chegou ao aeroporto frances por volta das 15 horas de sábado, dia 30. De lá, ele seguiria para Narita, no Japão.
O maringaense chegou a embarcar no vôo da All Nippon Airways (ANA), por volta das 20 horas, mas, enquanto a aeronave taxiava, começou a passar mal. Oscar vomitava, e seu estado de saúde levou o comandante do vôo a retornar ao terminal para encaminhar o passageiro ao Centro Médico do aeroporto. O brasileiro, que obtivera um emprego no Japão, passou então a noite em observação. No domingo, voltou ao terminal. Antes do novo embarque, contudo, Oscar voltou a passar mal. Funcionários da ANA chamaram mais uma vez a equipe médica, que os teria orientado a chamar a polícia. Em meio à transferência do aeroporto para o Hospital Saint-Anne, o brasileiro não resistiu e morreu.