O corpo do suboficial Marcelo dos Santos Dias está sendo velado, na tarde desta segunda (2), no cemitério Jardim da Saudade, em Mesquita, na Baixada Fluminense.
O militar morreu no acidente aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB), no Amazonas, na quinta-feira (29). O corpo de Marcelo dos Santos foi localizado neste domingo (1º).
O corpo está em um caixão fechado, coberto com a bandeira do Brasil, e o velório conta com a presença de vários oficiais da FAB, inclusive o comandante do 7º Esquadrão de Transporte Aéreo (ETA) de Manaus, coronel Márcio Ferreira.
Segundo o comandante, Marcelo estava há 25 anos na FAB e quatro deles no ETA, em Manaus.
"Ele era extremamente dedicado e o histórico dele reflete a capicadade de ser mecânico da aeronave. Sempre foi muito bem relacionado e teve muitas amizades", disse.
Marcelo deixa três filhos.
Entenda o acidente
O militar estava na margem do Rio Itui, a 2,5km do local do acidente. Ele ajudou os sobreviventes a sair do avião, após o pouso forçado. "Marcelo saiu da poltrona, foi até a porta atrás, abriu a saída de emergência e ficou. Até todo mundo sair, ele aguentou", conta o sobrevivente Marcelo Nápoles.
O técnico em enfermagem João Abreu também morreu. O corpo foi encontrado neste sábado (31), dentro do avião submerso. Ele foi levado para Benjamin Constant (AM), onde deverá ser sepultado ainda nesta segunda-feira.
Resgate da aeronave
A Aeronáutica iniciou uma operação para retirar o avião da água. Ele será desmontado para análise do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião passou por uma inspeção maior, que durou uma semana, no início de outubro, e tinha ainda 45 horas de voo antes de fazer uma nova inspeção, mais simples. O motor retornou de uma revisão realizada este ano.