A Companhia Engenharia de Tráfego (CET) vai reduzir para 50 km/h o limite de velocidade em quatro vias da zona sul de São Paulo a partir da próxima segunda-feira (31). As avenidas e as laterais que compõem o corredor Norte-Sul também terão redução: uma parte do corredor terá velocidade de 50 km/h e outra de 60 km/h a partir de terça (1°).
Na zona sul, a velocidade será reduzida de 60 km/h para 50 km/h na ponte Engenheiro Ari Torres, nas avenidas dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay, e no Complexo Viário Maria Maluf. A companhia informa ainda que a velocidade máxima entre a marginal Pinheiros e a rua Nossa Senhora da Saúde também será de 50 km/h.
Já no corredor Norte-Sul, que tem 22,9 km de extensão, a CET vai alterar os limites de velocidade em alguns trechos para 50 km/h e outros para 60 km/h. O corredor Norte-Sul é composto pelas avenidas Santos Dumont, Tiradentes, Prestes Maia, túnel Papa João Paulo II (Anhangabaú), avenidas 23 de Maio, Rubem Berta, Moreira Guimarães, Washington Luís, Interlagos e Professor Papini.
De acordo com a companhia, as avenidas Santos Dumont, Tiradentes, Prestes Maia e o túnel Papa João Paulo II (Anhangabaú) terão velocidade de 50 km/h. Entre o túnel Papa João Paulo II (Anhangabaú) e o viaduto João Julião da Costa Aguiar a velocidade será de 60 km/h. Já entre o viaduto João Julião da Costa Aguiar e a avenida Atlântica o limite de velocidade será de 50 km/h.
A CET informou que a avenida Professor Papini vai manter a velocidade máxima de 30 km/h. As vias laterais ao corredor Norte-Sul, as avenidas Professor Ascendino Reis – entre a avenida Washington Luís e o Complexo Ayrton Senna – e Pedro Álvares Cabral – entre a avenida Ibirapuera e a avenida Dr. Dante Pazzanese– terão a velocidade máxima de 50 km/h.
Para orientar os motoristas sobre as mudanças, a companhia disse que serão instaladas faixas e painéis informativos e 321 placas de sinalização vertical nas vias.
Programa de proteção à vida
Segundo a prefeitura, a medida faz parte do Programa de Proteção à Vida, que, entre outras medidas, pretende padronizar, até dezembro, o limite de velocidade em 50 km/h em todas as vias arteriais – aquelas que ligam diferentes regiões da cidade, têm semáforos e fluxo intenso de veículos.
A gestão Fernando Haddad (PT) tem divulgado semanalmente um novo cronograma de vias que terão a velocidade alterada. A ideia é que os motoristas fiquem sabendo previamente das mudanças, como já ocorria com a ampliação dos corredores de ônibus. Além da sinalização nova, os relógios de rua também informarão as futuras alterações.
“É muito importante esse gesto de São Paulo, que já está sendo seguido por outras cidades do Brasil. Estamos liderando um processo importante para salvar vidas, melhorar as condições de funcionalidade da cidade, com menos acidentes, com mais fluidez e, obviamente, com menos letalidade. Vamos salvar pessoas”, afirmou o prefeito.
Mortes
Uma das justificativas que a administração municipal usa para reduzir a velocidade máxima em avenidas e ruas é evitar mortes no trânsito.
Em São Paulo, os acidentes de trânsito estão ficando mais graves, segundo dados da CET incluídos em um novo relatório sobre a segurança no trânsito.
Em 2014, enquanto o número de acidentes caiu 8% em relação ao ano anterior, o número de mortes foi na direção oposta e subiu 8%. Ou seja, mesmo com menos acidentes, mais pessoas perderam a vida nas ruas e avenidas da capital.
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