O Córrego Tarumã, em Curitiba, vai passar por trabalhos de limpeza. Na manhã deste sábado (17), foi lançada, no Bosque de Portugal, uma campanha de despoluição do córrego, que corta os bairros Bacacheri, Jardim Social, Tarumã e Bairro Alto.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de Curitiba, os trabalhos incluirão, além da limpeza do curso de água, a manutenção da rede de esgoto da região e fiscalização da qualidade de água, fossas sépticas e ligações de esgoto residenciais. A ação está prevista para começar no dia 8 de outubro, com um mutirão de limpeza do córrego.
Além de ações diretas na despoluição das águas e recuperação de mata ciliar, está prevista uma campanha de conscientização da população moradora dos bairros por onde passa o córrego para que mantenham o curso de água despoluído e a mata preservada. A assessoria da prefeitura informou que não há data para o término dos trabalhos, porque o monitoramento tende a ser constante.
O Córrego Tarumã nasce no bairro Bacacheri e passa por uma região que compreende 3.821 imóveis. Segundo a prefeitura, o curso de água possui uma área de drenagem de 2,3 quilômetros quadrados e compreende 0,06 quilômetros quadrados de maciço florestal.
A recuperação do córrego contará também com parceria da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e da Associação de Moradores e Amigos do Jardim Social (AMA-JS). A Associação fez o pedido de despoluição em audiência pública realizada em junho de 2011. Nos meses seguintes, ocorreram reuniões para o planejamento dos trabalhos.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião