Após disputa na justiça entre a empresa de entregas DHL e os Correios, a devolução de passaportes com o visto dos Estados Unidos passa a ser feita pelos Correios. A distribuição dos documentos na casa de quem pediu o visto dessa maneira começou na sexta (24), informou a Embaixada dos Estados Unidos.
De acordo com o órgão, não haverá nenhuma mudança para os solicitantes de vistos, que continuarão a ter a opção de "devolução em domicílio" ou "retirada no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV)" ao agendar um horário para a entrevista que dá início ao processo de visto.
No caso de solicitantes de visto que já deixaram seus passaportes com as autoridades norte-americanas e aguardam a devolução, a Embaixada afirma que eles receberão seus passaportes pelo método especificado durante a solicitação. Mas os vistos emitidos depois do dia 23 de maio de 2013 serão devolvidos pelo Sedex.
Em outubro de 2012, uma decisão da 8ª Vara Federal de São Paulo impediu a devolução dos passaportes pela empresa DHL que até então prestava o serviço para a autoridade norte-americana. No dia 27 de novembro de 2012, um recurso suspendeu temporariamente a decisão, e a empresa contratada para realizar as entregas continuou com suas operações. Desde então, a empresa responsável pela administração do processo de vistos negociava com os Correios para transferir a responsabilidade de devolução de passaportes aos solicitantes para o Sedex, divulgou a embaixada, e acordo entre as partes foi fechado na quinta-feira, 23 de maio, e entrou em vigor nesta sexta-feira, 24 de maio.