Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Trânsito

Correria no último dia do prazo para tirar carteira

Quase 900 exames práticos de direção foram feitos em Curitiba ontem, no último dia do prazo para a conclusão de processos de expedição da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Por força da legislação federal, os processos abertos há mais de um ano perdem a validade. A estimativa do Departamento de Trânsito (Detran) é de que 100 mil pessoas precisariam atualizar seus cadastros. Em alguns casos, a situação exige apenas medidas burocráticas, como pedido de ressarcimentos aos candidatos que não chegaram a fazer os testes exigidos. Quem fez algumas provas, mas não terminou todas as etapas, terá de pagar R$ 123,23 para a reabertura do processo.

Mutirões

O corre-corre para evitar o desembolso foi grande e levou a 1.ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em Curitiba, a organizar mutirões e estender o atendimento para os sábados. "Tentamos fazer o que foi possível", assegura o chefe da 1.ª Ciretran, Valmir Moreschi. A procura excessiva teria sido motivada por candidatos reprovados. "São pessoas que tiveram oportunidade. Alguns fizeram cinco, dez testes", afirma, ressaltando que ninguém foi prejudicado.

A pressão imposta pelo prazo fez aumentar o número de reprovações no teste prático. Nos últimos dois anos, o índice em Curitiba se mantém na casa de 45%. Mas, nos últimos três meses, subiu para patamares entre 50% e 60%. O despreparo dos inscritos também é apontado como um dos motivos do aumento.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.