A “noite das escandalosas” reuniu milhares de pessoas nas ruas de Antonina nesta segunda-feira (27). O evento no qual homens se vestem de mulher já é uma tradição do carnaval da cidade e, neste ano, chamou a atenção para uma nova atração. Além do clássico desfile, o município sediou também a 1.ª Corrida Rústica das Escandalosas.
Os participantes correram por um trajeto de 700 metros na avenida, divertindo o público com a qualidade de suas fantasias e o bom humor. O vencedor foi o antoninense Edilson Keretch, que percorreu o trecho com a sua fantasia de presidiária. “Foi muito legal e divertido. Ano que vem eu estou aqui de novo”, conta.
A curiosa competição foi organizada por um grupo de corredores da cidade, que decidiu integrar a corrida com o carnaval. O bombeiro Renato Junior apresentou a proposta e os organizadores da festa incorporaram à programação. Segundo Junior, até o início da prova, havia um temor de que a brincadeira não desse certo. No entanto, 21 “atletas” apareceram para participar e a corrida foi um sucesso. Para o ano que vem, a disputa já está garantida.
Veja também: Carnaval infantil de Morretes é cancelado
Concurso de beldades
Além da corrida, Antonina recebeu também o clássico Desfile das Escandalosas, no qual homens se fantasiam de mulheres para um disputado concurso de beleza. Neste ano, a disputa teve mais de 100 inscritos e atraiu “beldades” de diversos locais. Uma das escandalosas mais badaladas na avenida foi a Arlequina vivida pelo médico Marco Antônio Mesquita.
Trânsito complicado
Quem decidiu ir de última hora para Antonina encarou um trânsito incomum para a região. Por volta das 23h, a fila de carros parados esperando para entrar na cidade chegava a 7 quilômetros. E a causa era simplesmente o alto fluxo de veículos. Muita gente acabou passando a noite de segunda-feira de carnaval no meio da estrada que liga o município a Morretes.
“Essa é a sexta vez que participo. Já sou veterano. Em 2015, fiquei em quarto lugar com minha Lady Gaga”, conta Mesquita. Neste ano, vivendo a vilã dos quadrinhos, ele esperava conquistar o primeiro lugar, mas ficou com a segunda colocação no concurso. Porém, a medalha de prata não o chateou, já que ele continuou sendo uma das escandalosas com quem o público mais queria tirar fotos.
E o desfile não teve apenas um, mas quase duas dezenas de vencedores. O “campeão” do concurso de beleza das escandalosas deste ano foi vencido mais uma vez pelo Bloco das Loucas, um grupo de curitibanos que desce a serra todos os anos para participar a festa. Desta vez, com o tema “As Loucas pela Aposentadoria”, eles invadiram a avenida vestidos de enfermeiras – com direito a ambulância e tudo – e levaram o prêmio. O grupo já havia vencido o concurso no ano passado.
A “enfermeira-chefe” do bloco, Leonardo de Oliveira, conta que o grupo já desfila junto há alguns anos no carnaval da cidade e cresce a cada nova edição. “Atualmente são 18 homens, mas tem também as mulheres e crianças que participam junto. Todos os agregados”, revela. Segundo ele, o tema que garantiu o “bicampeonato” do desfile surgiu com base no noticiário atual. “A brincadeira com a aposentadoria veio depois de tudo o que vimos sobre os problemas da previdência”. Para o ano que vem, contudo, ele espera “notícias melhores” para inspirar o bloco.
Festa infantil
No entanto, as escandalosas não foram a única atração do carnaval em Antonina nesta segunda-feira. Antes mesmo dos foliões fantasiados invadirem a avenida com seus saltos e meias arrastão, a área central da cidade já havia sido ocupada por pais que aproveitaram o fim de tarde para levar as crianças para se divertir.
Ao som de músicas infantis, os pequenos dançavam com suas próprias fantasias – muitas deles inspiradas em super-heróis do cinema, como Homem de Ferro e a própria Arlequina – e faziam a festa com confetes, serpentina e sprays de espuma.
Carnaval infantil de Morretes é cancelado
O carnaval infantil de Morretes teve de ser cancelado após problemas envolvendo a organização do evento e a promotoria local. De acordo o secretario municipal de Turismo e Cultura, Orley Antunes, o concurso de fantasias que havia sido programado para os pequenos teve de ser suspenso após a promotoria da cidade decretar que o evento ia contra a Estatuto da Criança e do Adolescente. “Ela classificou o concurso como certame de beleza, ou seja, uma disputa sobre quem é mais bonito, mas não era essa a ideia”, aponta Antunes.
Segundo ele, o cancelamento foi decretado na última quinta-feira (23) e pegou todo mundo de surpresa. “Ouvimos muitas reclamações de mães que queriam levar os filhos. Elas não quiseram mais participar”, conta. “Ela matou o evento”.
A promotora responsável pela decisão não foi encontrada para comentar o caso.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião