Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
fechado

Corte de horas extras leva a fechamento de parques

Quem for visitar a maioria dos parques estaduais neste final de semana encontrará as portas fechadas. Uma decisão da Secretaria Estadual de Administração suspendeu o pagamento de horas extras aos funcionários. Como forma de protesto, o sindicato da categoria recomendou que os trabalhadores ficassem em casa. Segundo a assessoria de imprensa, a Secretaria de Administração não irá voltar atrás. É que o pagamento foi considerado incompatível porque os servidores já recebem gratificação por dedicação exclusiva.

A suspensão, válida a partir do último dia 21, afeta cerca de dois mil dos 180 mil servidores estaduais. Eles pertencem aos quadros das secretarias estaduais de Meio Ambiente e de Agricultura que recebem, desde 2002, a Gratificação pelo Exercício de Encargos Especiais. Segundo o Sindicato Estadual dos Servidores Públicos da Agricultura e Meio Ambiente, Fundepar e afins, a gratificação representa até 25% da remuneração dos funcionários. "Temos um parecer jurídico do Sindicato que mostra que o pagamento da hora extra não é incompatível com a gratificação. Nesse final de semana não vamos trabalhar porque trabalhar sem receber é uma situação de trabalho escravo", considera a presidente do Sindicato, Laura Jesus de Moura e Costa. As demais funções afetadas pela medida fazem menos horas extras que os funcionários dos parques.

Das 65 unidades de conservação do Paraná, 27 são abertas à visitação pública. Dessas, 21 ficarão fechadas. O gerente do Parque Estadual Serra da Baitaca, em Quatro Barras, Cacilde Francisco da Silva, diz que "infelizmente a população será prejudicada pelo fechamento dos parques". Entre os parques que se manterão abertos estão o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa, que mantém funcionários terceirizados que não afetados pela suspensão das horas extras.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.