Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Segurança

Corte no investimento traz aumento na criminalidade

Uma das principais conclusões do 3.º Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública é que os estados que mais investem na área tendem a ver a quantidade de crimes diminuir a cada ano. Cinco estados que, em 2008, reduziram o orçamento em segurança pública viram o número de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) subir em relação ao ano anterior. São eles: Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Goiás, Piauí e Santa Catarina.

No caso de Santa Catarina, os cortes foram altos porque o estado retirou do levantamento o pagamento salarial dos servidores. Segundo o coordenador do Fórum, Renato Sérgio de Lima, um bom orçamento não é o único fator que faz reduzir os índices criminais; mas, quando bem aplicado, tende a dar resultados significativos.

O Paraná ficou em uma posição desconfortável em relação aos gastos por habitante: 21.º lugar no ranking brasileiro dos que mais investem por pessoa. Para o ex-secretário de Segurança Pública de Minas Gerais, Luis Flávio Sapori, também professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, analisar o gasto per capita dos estados é um bom comparativo para ver como aquela unidade da federação se comporta em relação às outras.

O Secretário de Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, disse em nota que não faz sentido calcular o investimento por pessoa, por isso discorda do levantamento per capita. "O governo não compra uma viatura para cada cidadão. Em segurança pública você mede o investimento em sistemas eficazes de combate à criminalidade."

Para efeito de comparação com outros estados, Sapori acredita que os dados de investimento por pessoa ainda são a melhor solução; mas quando se pensa no orçamento do próprio estado – para saber se houve melhora de um ano para o outro – o ideal é analisar o gasto real em segurança. Nesse quesito, o Paraná se saiu bem: aumentou os gastos de 2007 para 2008 e tem o segundo melhor orçamento em policiamento, de R$ 1 bilhão.

O estado também ficou em uma posição confortável na quantidade de dinheiro investida em informação e inteligência – é o quarto que mais gasta no Brasil. No orçamento geral da segurança pública, o Paraná aparece na sétima posição nacional – perdeu para estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Os gastos com segurança englobam policiamento, sistemas de inteligência, defesa civil e custos com o sistema prisional.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.