Abrindo a temporada verão 2015 do Fashion Rio, que começou ontem na Mariana da Glória, a estilista carioca Patrícia Viera manteve sua tradição de desmistificar a matéria-prima principal de suas coleções, o couro, provando que ele pode ser usado inclusive na temporada mais quente do ano. Assim, o material recebeu mil e uma interpretações, que só seriam possíveis com tecidos muito leves. Na passarela, vestidos longos, saias midi, shorts e conjuntinhos com muito bordado, babado e brilho. Também não faltaram peças com cortes vazados e texturas que recriavam escamas, peles de arraia e o visual da areia. A alfaiataria em couro esteve presente ainda em camisas e calças de mesma estampa, em coleção com atmosfera clássica e elegante (pouquíssimos decotes), em que as cores cruas predominaram ao lado de tons de azul marinho e roxo, mas também houve espaço para o laranja.
A Alessa levou à passarela todo o clima rebuscado do Barroco, tema da coleção verão 2015 da marca. Destaque para os vestidos amplos com saias godês e para a alfaiataria de neoprene em macacões. Complementavam os looks as bolsas malotes, os cintos em couro com fivelas rococó e os óculos escuros emoldurados em ouro-velho. Na cartela de cores, vieram tons como azul, rose, branco, preto e dourado. Também apresentaram suas coleções ontem a Ausländer, que levou à passarela o curitibano Anderson Silva, desfilando um look da parceria da grife com a fabricante de cerveja Budweiser; e a Osklen Praia, nova grife beachwear de Oskar Metsavaht, que complementa a linha principal da Osklen.
Hoje, mostram suas propostas para o verão 2015 as grifes Oh Boy, Espaço Fashion, Maria Filó e Coca Cola Jeans. Na quinta-feira, além do line-up principal, destaque para a apresentação dos uniformes dos voluntários que trabalharão durante a Copa do Mundo 2014. O desfile levará para a passarela a apresentadora Fernanda Lima e a modelo Laís Ribeiro, os campeões do mundo Cafu e Belletti, além das gêmeas do nado sincronizado Bia e Branca Feres. As peças são divididas entre verão e inverno (pensando também, é claro, no Sul do país), para que os 14 mil voluntários estejam prontos para enfrentar os diferentes climas nas 12 cidades-sede da Copa. A semana de moda carioca vai até a próxima sexta.
O jornalista viajou a convite do Fashion Rio.