Brasília (AG) O presidente da CPI dos Bingos, senador Efraim Moraes (PFL-PB), pretende pôr em votação hoje o novo requerimento pedindo a quebra de sigilos telefônico, fiscal e bancário do presidente do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresas (Sebrae), Paulo Okamotto, amigo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O presidente do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim, concedeu sexta-feira liminar suspendendo a quebra dos sigilos de Okamotto por considerar que a comissão está atuando fora do motivo para o qual foi criada: investigar a atuação ilegal de casas de bingo.
A decisão do STF pode pôr em xeque a CPI dos Bingos no Senado, em que a oposição é maioria e que se tornou um pesadelo para o governo Lula. Em seu despacho, Jobim argumenta também que o requerimento da CPI, ao estabelecer o acesso da comissão aos dados do presidente do Sebrae, "fundamenta-se em notícias veiculadas em matérias jornalísticas, sem sequer indicar um fato concreto que delimite o período de abrangência dessa medida extraordinária".
Segundo o ministro, "esta Corte veda a quebra de sigilos bancário e fiscal com base em matéria jornalística".
Em novo requerimento, a comissão pretende apresentar uma "justificativa mais fundamentada" para a investigação. Os parlamentares não concordam com a restrição imposta pelo tribunal.
"Entendo que o STF tem que ajudar as investigações e, não, atrapalhar criticou o presidente da CPI."
O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), vai sugerir ao presidente da CPI e ao relator que esclareçam a Jobim as razões da quebra dos sigilos.
"Respeito a decisão do ministro e do Supremo, mas a grande preocupação nesse momento é que se crie uma jurisprudência que faça com que a CPI fique castrada por não poder mais quebrar sigilos", afirmou Virgílio.
"Existe uma grande contradição, pois o presidente afirma que não reconhece essa dívida. Isso já justifica a quebra dos sigilos. Um homem público não tem o direito de não oferecer informações. Esse episódio só faz aumentar a nossa curiosidade quanto a essa figura nebulosa", completou o tucano.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora