Já estão definidos os vereadores que vão participar das três primeiras Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) de 2007, na Câmara de Curitiba. Nesta segunda-feira (19) foi instalada a primeira CPI, que vai investigar as invasões de terrenos em Curitiba. Os trabalhos têm prazo de 150 para serem concluídos, podendo ser prorrogados se for necessário.

CARREGANDO :)

O vereador Tico Kuzma (PPS) foi eleito presidente da CPI das invasões e Roberto Hinça (PDT) relator. Os demais membros são os vereadores Roseli Isidoro (PT), Pastor Valdemir Soares (PR), Serginho do Posto (PSDB), Valdenir Dias (PMDB) e Angelo Batista (PP). Na próxima segunda-feira (26), às 14h, a comissão volta a se reunir e será discutido o regulamento interno da CPI.

Depois desta reunião, a comissão vai se encontrar a cada 15 dias. O presidente da Cohab, Mounir Chaowiche será o primeiro convidado a ser ouvido pela CPI das invasões. Nos próximos encontros serão decididos as outras pessoas a serem convocadas e quais esclarecimentos serão pedidos.

Publicidade

Sem data para começar

Somente quando essa primeira CPI for concluída serão instaladas as outras duas, a que vai apurar o funcionamento do programa federal "Fome Zero" e para onde são destinados os recursos de outros programas sociais do governo federal em Curitiba. Essa CPI também terá o prazo de 150 dias para ser concluída e pode ser prorrogada. Depois dessas duas CPIs, os vereadores vão instalar a comissão que vai investigar o funcionamento de radares em Curitiba.

Para as outras duas CPIs, que ainda não têm datas para serem implantadas, a composição de vereadores ficou dessa forma. CPI da "Fome Zero": presidente Paulo Frote (PSDB) e Elias Vidal (PDT), Pastor Gilso de Freitas (PR), Custódio da Silva (PAN), Manassés Oliveira (sem partido), Dona Lourdes (PSDB) e Pedro Paulo (PT) como membros.

A última comissão a ser instalada, na seqüência da segunda, que vai apurar o funcionamento dos radares em Curitiba, será composta pelos vereadores Luis Ernesto (PSDB) como presidente e Jairo Marcelino (PDT), Julieta Reis (PSB), Paulo Salamuni (PV), José Roberto Sandoval (PSC), Sabino Picolo (PFL) e André Passos (PT) como membros.

Ao final de cada CPI, é apresentado um relatório final que será encaminhado para o Ministério Público, que a partir daí conduz o processo.

Publicidade