Um comunicado causou indignação entre pais e mães de alunos de uma creche municipal de M” Boi Mirim, na zona sul de São Paulo. A mensagem deixada no caderno dos alunos, direcionada aos pais, pede que as meninas estejam de cabelo liso e solto durante a apresentação de fim de ano, que acontece nesta quinta (3).
“Para que nossa apresentação fique ainda mais bonita, conto com sua colaboração enviando seu (a) filho (a) no dia da nossa apresentação de Natal com o seguinte penteado”, diz a mensagem. Em seguida, há a foto da atriz Larissa Manoela, que participou da novela Carrossel, entre outras produções, para servir de exemplo, com a observação de que as meninas não devem usar tiara.
Polêmica do “cabelo liso” expõe preconceito a ser combatido
Crianças devem ser orientadas na escola sobre a aceitação de seus padrões físicos
Leia a matéria completaNo Facebook, famílias compartilharam a foto do bilhete. “Quando vi isso, a indignação foi imensa. Só que essa escola mexeu com a família errada, estamos tomando as providências para que isso nunca mais aconteça”, disse a pedagoga Carla Bueno, tia de uma aluna.
O cartaz foi compartilhado pela página “Levante Negro” e teve quase 11 mil compartilhamentos e milhares de comentários até esta quarta (2) de manhã.
Medidas tomadas
A diretoria de ensino da região afirmou lamentar o episódio. Disse que o procedimento foi equivocado e individual de um funcionário, sem autorização da direção. Também afirmou que “já toma as devidas medidas administrativas”.
A Associação Cedro do Líbano de Proteção à Infância, mantenedora da escola, publicou uma nota em seu site dizendo que todas as questões de diversidade cultural, racial, e religiosidade estão contempladas em seu plano de trabalho. Segundo o comunicado, o bilhete enviado aos pais foi um procedimento “equivocado e individual” de um funcionário, sem autorização da direção.
Bilhete foi compartilhado pelo movimento Levante Negro no Facebook
"Sabe quando a gente diz que a escola é o PIOR ambiente para uma criança negra? Então..."#UPDATEDados da...
Posted by Levante Negro on Terça, 1 de dezembro de 2015
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião