Brasília - Mais três países suspenderam as importações de carne de frango do Rio Grande do Sul: Bielo-Rússia, Ucrânia e Marrocos. O embargo vale por um período de seis meses e é uma resposta dos compradores ao foco de Newcastle (doença viral contagiosa que acomete aves) diagnosticado no começo do mês em uma granja do município gaúcho de Vale Real.
A Rússia já havia anunciado este embargo e o Japão disse que não compraria carne de frango produzida num raio de 50 quilômetros do foco por um período de 90 dias. Segundo o superintendente federal de Agricultura no Rio Grande do Sul, Francisco Signor, cerca de 40 países barraram as compras do produto originado num raio de 10 quilômetros, por um prazo de 30 dias.
"O acordo sanitário fechado entre o Brasil e esses países impede a venda", disse o superintendente. "Ainda não há um reflexo nas exportações porque está sendo fornecido produto de fora dessa região para esses mercados", completou. Signor afirmou que os técnicos estão fazendo novas sorologias, exames que poderão confirmar ou descartar a ocorrência de novos focos na região. "É possível que a presença de Newcastle seja reflexo da vacina", disse.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora