| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo

O quarto boletim de balneabilidade da temporada, divulgado nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), aponta que aumentou o número de pontos considerados impróprios para banho no Litoral do estado. Ao todo, foram registrados quatro locais onde o banho não é indicado, além dos outros dez que são considerados permanentemente impróprios.

CARREGANDO :)

Até então, era considerado inapropriado apenas a Ponta da Pita, em Antonina. Mas agora também foram acrescentados o ponto que fica cem metros à esquerda do Morro do Cristo, em Guaratuba; e o Largo Lamenha Lins e o trecho Porto de Cima, no Rio Nhundiaquara.

Confira o mapa completo da balneabilidade no PR

Publicidade

Confira o mapa completo da balneabilidade em SC

Segundo o IAP, o alerta cresceu por causa do aumento da concentração de bactérias Escherichia coli, cuja concentração é critério para estabelecer se as águas estão boas ou não. Além disso, as chuvas mais frequentes dos últimos dias também podem ter ajudado a montar esse novo cenário.

Além desses locais, o boletim também traz informações de outros 10 locais considerados permanentemente impróprios para banho, independentemente de época do ano.

Ao todo, os locais monitorados semanalmente na orla paranaense são 13 pontos em Guaratuba, 14 em Matinhos, 11 em Pontal do Paraná, seis na Ilha do Mel, três em Morretes e dois em Antonina. Foi também alterado o local de monitoramento de três pontos em Guaratuba - dois na Praia Central e um em Caieiras.

Santa Catarina

Já o sexto relatório das condições das praias catarinenses, divulgado nesta sexta-feira pelo instituto ambiental do estado, a Fatma, mostra uma redução na quantidade de pontos impróprios. Enquanto na semana passada eram 71 os trechos não indicados para banhistas, nesta semana os pontos caíram para 66. No total, 214 locais são avaliados no estado vizinho.

Publicidade

Em Florianópolis, dos 75 pontos monitorados, 60 (66,7%) estão aptos para os banhistas.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade