• Carregando...

A Organização Mundial de Saúde confirmou, nesta terça-feira, que uma criança indonésia de 20 meses, morreu, em março, vítima do vírus H5N1. A gripe aviária tem se alastrado rapidamente, desde 2003, da Ásia para a Europa, pelo Leste Europeu e pela África. Os Estados Unidos temem que a doença chegue ao litoral antes do fim do ano.

Desde que o vírus ressurgiu na Ásia, em 2003, já foram confirmados casos em mais de 45 lugares diferentes, de acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal. Mais de 30 países registraram casos da doença desde janeiro de 2006, a maioria deles em aves como cisnes e patos.

O vírus, porém, já fez vítimas humanas. Desde 2003, 191 pessoas foram infectadas e108 morreram em conseqüência da doença. A maioria das vítimas era de crianças e jovens. Os países onde ocorreram as mortes foram Azerbaijão, Camboja, China, Egito, Indonésia, Iraque, Turquia, Tailândia e Vietnã. Somente na Tailândia e na Indonésia foram registradas 65 mortes.

Os sintomas da gripe aviária em humanos são similares ao da influenza (a gripe humana comum) , como febre, tosse, dor de garganta e nas juntas, conjuntivite, pneumonia, disfunções respiratórias e pneumonia viral.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]