A Organização Mundial de Saúde confirmou, nesta terça-feira, que uma criança indonésia de 20 meses, morreu, em março, vítima do vírus H5N1. A gripe aviária tem se alastrado rapidamente, desde 2003, da Ásia para a Europa, pelo Leste Europeu e pela África. Os Estados Unidos temem que a doença chegue ao litoral antes do fim do ano.
Desde que o vírus ressurgiu na Ásia, em 2003, já foram confirmados casos em mais de 45 lugares diferentes, de acordo com a Organização Mundial de Saúde Animal. Mais de 30 países registraram casos da doença desde janeiro de 2006, a maioria deles em aves como cisnes e patos.
O vírus, porém, já fez vítimas humanas. Desde 2003, 191 pessoas foram infectadas e108 morreram em conseqüência da doença. A maioria das vítimas era de crianças e jovens. Os países onde ocorreram as mortes foram Azerbaijão, Camboja, China, Egito, Indonésia, Iraque, Turquia, Tailândia e Vietnã. Somente na Tailândia e na Indonésia foram registradas 65 mortes.
Os sintomas da gripe aviária em humanos são similares ao da influenza (a gripe humana comum) , como febre, tosse, dor de garganta e nas juntas, conjuntivite, pneumonia, disfunções respiratórias e pneumonia viral.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora