Uma criança de apenas 1 ano e 9 meses foi encontrada no domingo pela manhã abandonada e sem uma única peça de roupa no acostamento da PR-092, no trevo que dá acesso a Wenceslau Braz, no Norte Pioneiro. A criança foi encontrada por uma equipe do Corpo de Bombeiros de Santo Antônio da Platina, que se dirigia a São José da Boa Vista (distante 30 quilômetros) para atender uma ocorrência de afogamento.
De acordo com o soldado Douglas Tadeu Cirelli, além de nua, a criança estava prestes a atravessar a rodovia, uma das mais movimentadas da região. Segundo o soldado, a criança não esboçou reação ao ser resgatada. "Ele não chorou, mas não também falou nada. A criança tremia de frio. Vesti nele uma camiseta minha e comuniquei a Policia Militar imediatamente", contou.
Na sede da 3ª Companhia da PM, a criança foi entregue ao Conselho Tutelar depois de ser medicada. De acordo com a PM, logo após o encaminhamento, a mãe da criança foi identificada, mas não teve o seu nome revelado.
De acordo com os policiais que investigam o caso, trata-se de uma mulher de 28 anos que vive em uma propriedade rural a 200 metros da rodovia. A mãe da criança tem outros três filhos e, de acordo com o Conselho Tutelar, não foi a primeira vez que ela é denunciada por maus-tratos.
A mãe foi indiciada por abandono de incapaz. Em seu depoimento, a mulher justificou que seu marido saiu cedo para trabalhar e deixou a porta da casa aberta. Segundo ela, a criança teria aproveitado o descuido para sair. Após prestar depoimento ela foi liberada.
"Não é a primeira vez que o conselho tem que intervir na vida familiar da mãe dessa criança. Já comunicamos o Ministério Público sobre o problema", disse o presidente do Conselho Tutelar de Wenceslau Braz, Juvenal Luziano da Silva. A criança já foi devolvida à família.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião