Um bebê de 1 ano de idade morreu na noite de segunda-feira (26), afogado em um balde de água. O caso aconteceu na Vila Idelmira, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais. O bebê foi sepultado na tarde desta terça-feira (27) no cemitério Chapada.
Segundo informações da polícia, o balde estava apenas com metade de água. A criança teria ido próximo ao balde para brincar e se afogou. Os pais e os vizinhos colocaram a criança num carro e foram ao encontro da ambulância do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para agilizar o socorro. Os socorristas tentaram reanimar o bebê durante 36 minutos, mas ele morreu.
Dicas de segurança
A coordenadora do Samu de Ponta Grossa, Raquel Malicheski Kloss, alerta que os bebês podem se afogar até em uma pequena poça dágua. Vasos sanitários, baldes, banheiras, bacias, entre outros, também representam riscos para crianças pequenas. "Os bebês perdem o equilíbrio, caem nesses locais e podem se afogar", alertou Raquel.
O vaso sanitário deve ficar sempre com a tampa abaixada para evitar acidentes. As portas do banheiro e área de serviço devem ficar fechadas. Segundo a coordenadora do Samu, baldes e bacias também não devem ficar em locais que a criança tenha acesso. "O bebê quer colocar a mão na água e acaba caindo. É preciso ter cuidado redobrado", afirmou.