Como transportar as crianças com segurança

CarroBebês menores de um ano devem ser transportados nas cadeirinhas estilo "bebê conforto", em que viajam de costas para o sentido do trânsito. Para crianças com idades entre 1 e 4 anos, as cadeirinhas já podem ser do modelo voltado para o sentido do trânsito.Dos 4 aos 10 anos, o conselho é a utilização de um acento elevado. O equipamento deixa a criança na estatura ideal para o cinto de segurança.BicicletaPais devem acompanhar as crianças nos passeios de bicicleta, sempre usando capacete e, de preferência, trafegando por ciclovias. Moto A legislação permite que crianças maiores de sete anos sejam transportadas em motocicletas. A coordenadora da ONG Criança Segura, Alessandra Françoia, discorda da regra. Para ela, a moto só é segura para maiores de 14 anos.RuaCriança de até 10 anos de idade não deve andar sozinha. Mesmo uma ida até a esquina deve ser acompanhada por um adulto. A presença de outra criança não diminui o risco. Fonte: ONG Criança Segura

CARREGANDO :)

O trânsito é responsável pela maior causa de mortes por acidentes entre crianças, segundo dados de Ministério da Saúde (MS). Entre 2006 e 2007, o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito com idade entre zero e 12 anos cresceu 15%. Para diminuir estes números, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) escolheu o tema "A Criança no Trânsito" para a Semana Nacional de Trânsito deste ano, que começa na próxima quinta-feira (18) e vai até o dia 25.

Pesquisa realizada em Curitiba aponta que 83% das crianças são transportadas de forma errada e que 8% delas com menos de 10 anos são conduzidas no banco da frente e sem cinto de segurança. Os dados são do Datasus, divulgados pela organização não-governamental Criança Segura. Em 2006, o número de crianças que morreram no trânsito foi 48. No ano passo, a quantidade de vítimas cresceu para 57 e de janeiro a junho deste ano, foram 27.

Publicidade

A escolha do tema tem o objetivo de sensibilizar mães, pais e educadores para a adoção de ações que promovam a segurança das crianças, os personagens mais frágeis do trânsito. Segundo Maria Helena Gusso Mattos, da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (Coet), um dos focos da campanha é incentivar o uso da cadeirinha nos carros para que as crianças fiquem protegidas diante de possíveis acidentes. "O uso da cadeirinha é importante, pois como a criança tem porte pequeno, no momento da colisão ela é facilmente projetada para fora do carro", explica.

A coordenadora de formação da Ong Criança Segura, Alessandra Françoia, afirma que crianças até os doze anos ainda não tem uma compreensão dos perigos do trânsito. Por isso, todo o cuidado e orientação deve ser responsabilidade dos pais. "A criança, por exemplo, não vê como uma bicicleta como transporte. Para ela é um brinquedo", diz Alessandra.

Atividades

No Paraná, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) lançou a campanha nesta terça-feira (16), durante a Escola de Governo. As atividades começam na quinta-feira como blitz educativa na Rua Fernando Simas, no bairro Mercês. A intenção é alertar os pais sobre os perigos que as crianças podem correr no trânsito e observar a forma que são conduzidas os filhos dentro dos veículos.

Durante toda a semana, equipes estarão no Shopping Estação, no Centro de Curitiba, realizando abordagens com os pais. No dia 24, haverá atividades na Praça Osório, onde vários órgãos de trânsito vão expor materiais e orientar as pessoas sobre as maneiras de garantir a segurança das crianças no trânsito.

Publicidade