A Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, investiga a morte de um menino de 1 ano e quatro meses que teria sido picado por um animal peçonhento. Algo semelhante teria acontecido a uma menina de 3 anos, internada desde a manhã desta sexta-feira (17) também com os mesmos sintomas. Os dois frequentavam a creche Dom Olívio Fazza, no bairro Porto Belo, na região norte da cidade. Suspeita-se que possam ter sido picados por um escorpião ou por uma aranha armadeira.
Segundo o secretário de Saúde, Alexandre Kraemer, as duas crianças foram atendidas na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas e encaminhadas ainda em "boas condições" para o Hospital Municipal (HM), onde receberam o antídoto adequado. "Como não é possível afirmar que tipo de animal picou os dois, eles receberam a medicação genérica indicada para este tipo de caso. Quando se trata de criança, venenos de animais ou mesmo a picada de uma abelha ou de uma formiga o quadro evolui muito rápido e podem ser letais", explicou.
O menino, o primeiro a apresentar os sintomas, teria sido atendido três vezes no UPA, todas por estar com febre. Na quarta-feira foi levado ao HM onde teria recebido o tratamento com o médico especialista, mas não resistiu e morreu na madrugada desta sexta-feira. A menina, com quadro estável, continua internada na UTI.
Técnicos do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) estão fazendo varredura na creche, nas escolas municipal e estadual e nos terrenos vizinhos e na casa das crianças na tentativa de identificar onde e que tipo de animal teria provocado o ataque. O laudo deve ser concluído em 72 horas.
Protesto
Na tarde desta sexta, familiares do menino que morreu e mães de colegas das crianças que estudam na creche fizeram um protesto pedindo justiça para o caso. Eles alegam que as duas crianças teriam sido picadas enquanto estavam aos cuidados da creche.
Lula estreita laços, mas evita principal projeto da China; ideia é não melindrar os EUA
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
A postura “lacradora” do Carrefour na França e a reação do agro brasileiro
Haddad diz que fechou pacote de corte de gastos em “reunião definitiva” com Lula
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião