A dona de casa Simone Ribas teve de esperar cerca de cinco horas na última segunda-feira para que sua filha de 8 meses fosse atendida no Hospital da Criança, em Ponta Grossa. Eram 14 horas quando Simone chegou ao hospital e pegou a senha 820. A filha apresentava manchas no pescoço e uma febre persistente. Mas a criança só entrou na sala de consulta por volta das 19 horas. A reportagem é de Érica Busnardo, da Gazeta do Povo.

CARREGANDO :)

Situações como esta têm irritado as cerca de 200 mães que procuram atendimento diariamente no ambulatório do hospital. O problema chamou a atenção do Ministério Público (MP), que nesta quinta-feira instaurou inquérito para apurar o tempo de espera em todas as unidades de saúde e hospitais da cidade.

O promotor Fuad Faraj quer que os pacientes aguardem no máximo 30 minutos por uma consulta. Segundo ele, o problema não acontece somente no Hospital da Criança. A espera é longa também nas 51 unidades de saúde da cidade. "Semanalmente recebemos reclamações de pacientes que aguardaram muito tempo por atendimento e quando ele ocorreu durou no máximo dez minutos", disse. Na próxima semana, o promotor solicitará à Secretaria de Saúde de Ponta Grossa a criação de um serviço de agendamento de consultas por telefone.

Publicidade

Na segunda-feira, além de Simone, outras mães reclamavam da demora no atendimento. Marineusa Gonçalves estava com o filho de 3 anos apresentando febre e vômitos e somente depois de três horas ele foi atendido. "Isso é falta de respeito com a gente. O menino está passando mal e ninguém faz nada", afirma.

Leia a reportagem completa na Gazeta do Povo