Manifestação faz parte do 9º Encontro dos Sem Terrinha que ocorre em Curitiba de 29 de outubro a 2 de novembro| Foto: Hugo Harada/ Agência de Notícias Gazeta do Povo
Praça Santos Andrade foi o ponto de concentração dos manifestantes para a caminhada

Crianças e jovens que integram o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) no Paraná realizaram, nesta segunda-feira (31), uma caminhada da Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba, até o Palácio das Araucárias. Entre as reivindicações estão o assentamento de cerca de 6 mil famílias acampadas no Paraná, o investimento e apoio à educação e à cultura, formação de educadores do campo e melhorias nas condições de vida nos assentamentos e acampamentos.

CARREGANDO :)

A passeata faz parte das atividades do 9º Encontro dos Sem Terrinha e 1º Festival de Artes das Escolas de Assentamento do Paraná, que têm como tema "Por Escola no Campo e Alimentos Sem Agrotóxicos". O encontro começou no sábado (29) e tem atividades programadas até a próxima quarta-feira (2).

De acordo com Thaile Cristina Lopes Viera, do Setor de Educação no Paraná do MST, as crianças são inseridas na luta pelo movimento desde os primeiros anos de vida. Entre os 1,7 mil jovens que participaram da marcha, dois foram escolhidos para entregar a um representante do governo do estado a pauta de reivindicações do movimento. "Estamos trabalhando em duas campanhas. Uma contra o fechamento das escolas no campo e a outra contra o uso do agrotóxico", explica Thaile.

Publicidade

A integrante do movimento ressaltou que o grupo foi bem recebido no governo e pelas ruas do Centro da capital paranaense. "Ficamos surpresos com o número de pessoas que demonstraram apoio ao movimento", avalia Thaile. Após a entrega da pauta com reivindicações, as crianças realizaram um piquenique na Praça Nossa Senhora da Salete.

O grupo tem passeios programados para esta terça-feira (1º) em museus e no planetário. As atividades culturais e oficinas foram realizadas na Praça Santos Andrade, Teatro Guaíra e Colégio Estadual do Paraná. Os sem terra que vieram a Curitiba estão no Parque Newton Freire Maia, em Pinhais, na região metropolitana.