Cerca de 120 mil crianças menores de 5 anos devem ser vacinadas contra a poliomielite em Curitiba no próximo sábado (14), quando será realizada a segunda etapa da campanha de imunização contra a doença.
Apesar da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde ser de 95%, a Prefeitura da capital espera vacinar todas as crianças com esta faixa etária na cidade contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. Para cumprir o objetivo, além das 108 unidades de saúde, serão disponibilizados outros 220 locais para a imunização como terminais de ônibus, supermercados e shoppings. Ao todo, serão 328 postos fixos e volantes para atender à população. "Aumentamos o número de pontos porque a vacinação ocorre em apenas um dia. A ideia é que a pessoa, ao sair de casa, aproveite para vacinar a criança", explica a diretora do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Karin Luhm.
O horário para a vacinação será das 8 às 17 horas. Os endereços de todos os locais de vacinação foram repassados pela Prefeitura e podem ser visualizados no documento anexado ao lado.
Os pais que levarem os filhos para serem vacinados não devem esquecer a carteira de vacinação, que serve para o controle das doses já aplicadas. Se a criança estiver com a imunização incompleta, ela pode receber a vacina que está faltando. A diretora do Centro de Epidemiologia avisa que crianças acima de cinco anos, adolescentes e adultos também podem aproveitar o dia da imunização contra a pólio para colocar em dia o calendário vacinal. "Quem estiver com alguma dose atrasada, pode tomar a vacina que precisa. O serviço estará disponível nas unidades de saúde da cidade", diz Karin.
Estado
No Paraná, aproximadamente 770,3 mil crianças menores de 5 anos devem receber a nova dose da vacina. Em todo estado, foram distribuídas 1,5 milhão de doses para esta etapa, divididas entre os 4,1 mil postos de saúde existentes. Cerca de 8 mil pessoas vão estar envolvidas no processo de vacinação.
Na primeira etapa da imunização contra a pólio, feita entre os dias 12 e 26 de junho, foram imunizadas 727.509 mil crianças menores de cinco anos em todo o estado. O número equivale a 94,4% do público-alvo. Em Curitiba, 121.087 crianças receberam a vacina, o que correspondia a 95,87% da faixa etária na ocasião.
Doença
A poliomielite é uma doença infecciosa e altamente contagiosa e foi considerada erradicada do Brasil há 16 anos. A prevenção continua, pois o vírus que causa a paralisia pode ser transportado de um país para outro. No Paraná, o último caso registrado da doença foi em 1986, em Campo Largo, na região metropolitana. Em Curitiba, a doença está erradicada há 24 anos.
Confira no mapa abaixo a localização das unidades de saúde de Curitiba. Além destes locais, a vacinação contra a pólio vai ocorrer em outros 220 postos que vão funcionar no sábado (14).
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora