Cela de delegacia vira sala de aula em São Pedro do Iguaçu
- RPCTV
Cerca de 40 crianças, em São Pedro do Iguaçu, na região Oeste do Paraná, têm aulas dentro das celas da delegacia do município. A situação precária de ensino já se estende há um ano, quando um vendaval destruiu a única escola da região.
O prédio da delegacia, que abriga a escola, apresenta um estado de conservação precário. A casa é de madeira e o forro ameaça desabar. As grades enferrujadas das celas fazem parte da decoração e deixam o clima pesado. As professora, na tentativa de fazer o lugar virar uma escola de verdade, utilizaram painéis coloridos nas paredes.
Em entrevista ao telejornal ParanáTV da RPCTV, a professora Tânia Colaço disse que os educadores tiveram que convencer os alunos a aprenderem. "As crianças tinham medo de estudar dentro da delegacia", afirmou.
A sala de aula é pequena e não comporta todos os alunos. Não há cadeiras suficientes, nem espaço para brincar no recreio. O teto do pátio também ameaça cair.
No total, 350 alunos da cidade estão sem escola. Os mais velhos estudam em um salão comunitário e no salão da igreja. Enquanto os mais novos usam a delegacia.
A prefeitura informou que obras para construção de uma nova escola já estão licitadas, porém ainda falta uma autorização do governo do Estado para começar os trabalhos de construção.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora