O carro do secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu da Silva Teixeira (PT), foi alvejado a tiros na noite de terça-feira (10), por volta das 21h30, na avenida Rodrigues Alves, zona portuária do Rio. Ninguém ficou ferido.
Segundo Teixeira, três homens armados fecharam uma das pistas com um Renault Logan. Ao avistar a ação dos bandidos, o motorista dele acelerou com o carro - um Ford Fusion do governo- e atropelou um dos criminosos. Durante a fuga, os outros dois atiraram contra o veículo. O cerco aconteceu na pista sentido avenida Brasil (zona norte), quando o secretário voltava para casa.
Dois tiros pararam na blindagem do carro. A terceira bala bateu no veículo e saiu. Após o ataque, a PM foi acionada, mas os criminosos já haviam fugido.
Na manhã de hoje, a polícia realizou perícia no Ford Fusion. Teixeira disse acreditar que foi vítima de uma tentativa de assalto e não de assassinato já que os tiros atingiram o vidro do motorista.
Além disso, ele afirmou que não costuma andar no carro do Estado. Diz que usa com frequência o seu veículo particular, que estava no conserto.
O secretário sofreu o ataque logo após sair de uma reunião com o governador Sérgio Cabral (PMDB), no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, zona sul. As vítimas não souberam informar à polícia os traços físicos dos bandidos porque o local do crime estava escuro. O caso está sendo investigado pela 37ª DP (Ilha do Governador).
Ex-delegado, Zaqueu Teixeira ficou quase um ano à frente da chefia de Polícia Civil do Rio em 2002, no mandato de Benedita da Silva. Em 2010, foi eleito deputado estadual.