Um caminhão com uma carga de explosivo líquido foi roubado na rodovia Presidente Dutra, em Taubaté (140 km de São Paulo), na tarde de quarta-feira (25).

CARREGANDO :)

O motorista foi rendido por dois criminosos armados e levado de carro a um cativeiro. Ele foi liberado por volta das 22h na marginal Tietê, zona norte de São Paulo.

Em depoimento à polícia, o motorista disse que transportava uma carga de 20 toneladas de explosivo líquido. Ele havia saído de Lorena (interior de SP) com destino a Caieiras (Grande São Paulo).

Publicidade

Na madrugada desta quinta-feira (26), a carga de explosivos e a carreta ainda não tinham sido localizadas pela polícia. O caso foi registrado no 20º DP (Água Fria) e será investigado pelo Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais).

O caminhão estava sem escolta quando foi abordado. Desde 1º de março, está em vigor no Estado uma diretriz do Exército na qual as transportadoras de explosivos devem providenciar guarda particular.

Outro caso

Há pouco menos de duas semanas, um caminhão com uma carga de 14 toneladas de dinamites foi roubado no limite entre as cidades de São Paulo e Guarulhos.

À época, o caminhoneiro disse à polícia que tinha sido roubado. Em depoimento, ele acabou se contradizendo sobre como teria sido abordado pelos criminosos e o local do roubo.

Publicidade

Os agentes do Deic passaram a investigar o caso e descobriram, com uso de imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos comerciais do bairro Nova Cumbica, que o motorista não passou pelo local com o caminhão. Ele foi preso após confessar que entregou o veículo para os criminosos.

O caminhão foi encontrado no dia seguinte sem a carga em um estacionamento próximo à ponte Aricanduva, zona leste de São Paulo. O veículo estava com a placa adulterada e um suspeito que estava com as chaves foi preso.

Após investigação, os agentes do Deic localizaram dias depois as dinamites na carroceria de um caminhão estacionado em um terreno na estrada de Bonsucesso, em Guarulhos.

O veículo estava com a placa adulterada e um suspeito que estava com as chaves foi preso.