A crise no campo já aparece nos números do PIB de 2006. No primeiro trimestre a agropecuária registrou queda de 0,5% frente ao mesmo período do ano passado. O resultado foi influenciado por produtos cuja safra ocorre principalmente no início do ano. É o caso do arroz, cuja estimativa de redução da safra para este ano é de 15,8%. O cereal tem 47% de sua colheita no primeiro trimestre.
O algodão e o amendoim são outros dois exemplos. No caso do algodão, a estimativa é que a safra seja 22,4% menor este ano. E para o amendoim, prevê-se uma redução de 10,5%. Outro item que teve contribuição negativa para o desempenho da agropecuária foi a produção de bovinos, cujo peso é de 15% no setor.
- No Fim de 2005, a pecuária enfrentou uma crise devido à febre aftosa. No primeiro trimestre o setor se recuperou. Mas quando se compara o seu desempenho ao início de 2005, os resultados ainda são fracos - disse a gerente de Contas Nacionais Trimestrais do IBGE, Rebeca Palis.
Enquanto a agropecuária registrou queda, a indústria cresceu 5% no primeiro trimestre frente a igual período do ano passado. O destaque foi a indústria extrativa mineral, com alta de 12,6%, graças a um crescimento de 16,8% no minério de ferro e de 12,7% na extração de petróleo e gás.
Pelo lado da oferta, o imposto sobre produtos também teve crescimento expressivo: 5,7% frente ao mesmo trimestre do ano passado. Isso é reflexo de um aumento de produção em setores com carga tributária elevada, como o automobilístico, e do avanço das importações, que também pagam muito imposto.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora