São Paulo O presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrentou uma série de crises políticas em seu primeiro mandato. A primeira delas estourou em fevereiro de 2004 e envolvia o ex-assessor da Casa Civil Waldomiro Diniz, flagrado em vídeo negociando propina com um empresário do ramo de jogos. A CPI dos Bingos só foi instalada no fim de junho de 2005.
Se o caso Waldomiro Diniz incomodava o governo, o que veio depois causou uma devassa na estrutura política do país: o mensalão. O estopim da crise surgiu em maio de 2005, com a revelação de uma fita de vídeo, que mostrava o ex-funcionário dos Correios Maurício Marinho negociando propina com empresários interessados em participar de uma licitação. No vídeo, o funcionário da estatal dizia ter o respaldo do deputado federal Roberto Jefferson (PTB-RJ). Acuado, Jefferson decidiu sair para o ataque contra o governo e denunciou um suposto esquema de pagamento de mesada a parlamentares da base aliada em troca de apoio político. Foi criada, então, a CPI do Mensalão, que encerrou seus trabalhos em novembro de 2005 sem aprovar um relatório final e sem aprofundar devidamente todas as investigações.
Já em 2006, estourou outro esquema de corrupção descoberto pela PF que envolvia membros do Congresso e do Executivo: a máfia das ambulâncias. A CPI dos Sanguessugas foi criada recentemente e ainda está apurando o alcance do esquema entre parlamentares. A 15 dias das eleições, a PF apreendeu vídeo, DVD e fotos que fariam parte de um dossiê contra o então candidato do PSDB ao governo de São Paulo, José Serra. O material teria sido encomendado pelo PT ao empresário Luiz Antônio Vedoin, chefe dos sanguessugas.
Governo se divide sobre avançar com PEC das candidaturas para não gerar desgaste com militares
Defesa de Bolsonaro planeja culpar militares por tentativa de golpe; assista ao Sem Rodeios
Lula avalia contemplar evangélicos em reforma ministerial em busca de apoio para 2026
Dino libera pagamento de emendas parlamentares com ressalvas: “caso a caso”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora