São Paulo O candidato à Presidência pelo PDT, Cristovam Buarque, defendeu hoje o aumento imediato do investimento do governo federal no ensino básico em sete bilhões por ano, o que representa dobrar a verba atual.
Cristovam disse que seu projeto para educação básica prega a padronização federal das cerca de 160 mil escolas públicas, um piso nacional de salário para professores e um mesmo padrão para os prédios e equipamentos usados no ensino.
"Temos que ter um padrão equivalente para todo o país. Ter uma educação federalizada e metas de investimento", afirmou o candidato.
Segundo Cristovam, seu programa para o setor prevê investimentos de R$ 20 bilhões anuais para a educação básica. "O governo do presidente Lula investe mais em educação superior do que no ensino fundamental. Acaba ficando com estados e prefeituras a responsabilidade pelo ensino fundamental e isto causa desigualdade entre regiões e municípios", afirmou. Ele defendeu também a realização de concursos federais para professores e que os salários sejam vinculados à formação dos profissionais da educação.