| Foto: Henry Milleo/ Gazeta do Povo

Saiba mais

Acesse www.gazetadopovo.com.br/cadernog e veja a lista completa dos indicados ao prêmio.

CARREGANDO :)

O escritor Cristovão Tezza (foto ao lado) é um dos indicados ao prêmio Jabuti 2014 com a obra O Operário em Férias (Record). O livro, que concorre na categoria Contos e Crônicas, é uma antologia de cem crônicas escolhidas entre as publicadas por Tezza na Gazeta do Povo às terças-feiras, desde 2008.

A seleção dos textos foi feita pelo jornalista e tradutor Christian Schwartz, que dividiu as crônicas em sete temas recorrentes nas obras do autor. Os capítulos são nomeados com os títulos "A Vida É Sonho", "Viagem pela Leitura", "Vida de Torcedor", "Terça-feira", "Curitiba no Divã", "De Volta à Vida Real" e "Ficções". Cada capítulo é ilustrado pelo cartunista Benett, da Gazeta do Povo.

Publicidade

O jornalista paranaense Laurentino Gomes também foi indicado na categoria Reportagem com o livro 1889 (Globo Livros).

Ilustrações

Nas categorias ilustrações, o cartunista da Gazeta do Povo José Aguiar concorre com o livro Reisetagebuch - Uma viagem Ilustrada pela Alemanha (Zarabatana Books) e o também paranaense DW Ribatski por Campo em Branco (Cia das Letras).

Comissão

A comissão organizadora do mais tradicional prêmio literário do país apurou ontem os votos que definem os dez finalistas de cada uma de suas 27 categorias. A apuração, aberta ao público, foi realizada na sede da Câmara Brasileira do Livro, em São Paulo . Até a noite de ontem, os votos passavam por auditoria para a correção de eventuais erros na contagem ou nas inscrições, o que significa que pode haver alterações na lista, a ser finalizada e anunciada hoje.

Publicidade

Nesta primeira etapa, cada um dos três jurados por categoria deu notas de 8 a 10 a dez títulos escolhidos por eles dentre todos os inscritos na categoria em questão. Algumas categorias têm mais de dez finalistas devido a empates. Na segunda fase, a ser divulgada em 16 de outubro, os resultados são zerados, e os mesmos três jurados avaliam todos os dez livros finalistas em suas categorias.

Neste ano sob curadoria de Marisa Lajolo, o prêmio tem desde 2012 um conselho curador formado por Antonio Carlos de Moraes Sartini, Frederico Barbosa, Luis Carlos de Menezes e Márcia Lígia Guidin. O primeiro lugar em cada categoria receberá R$ 3,5 mil. Em 18 de novembro, serão conhecidos os vencedores do livro do ano de ficção e de não ficção, disputados entre os primeiros lugares de algumas das 27 categorias. Esses receberão mais R$ 35 mil cada um.