A exigência de escrever uma proposta de intervenção na redação do Enem é uma dificuldade que atinge candidatos de todo o país, mas são os alunos de escola pública os que mais sofrem. A média na competência que avalia a intervenção é quase 22 pontos mais baixa na rede pública, na comparação com as particulares. Nos outros quatro critérios, essa diferença média é 18,56%.
No Enem de 2011, os alunos de escola pública tiveram uma nota média de 521,53 na competência 5, a média foi de 76,43. Na rede particular, a nota geral foi de 617,51 e na competência citada, de 98,14.
Segundo a consultora em educação Ilona Becskeházy, os dados da diferença entre as redes públicas e privada especificamente nessa competência reforçam a "injustiça" que o critério impõe na correção. "Esse quesito depende muito da exposição cultural. É óbvio que alguém que teve mais oportunidades, visitou outros países, tem mais acesso, vai melhor", diz. "Quem é mais pobre, vai ter menos referência. E quem tem acesso a treinamento em redação, em cursinhos e colégios de ponta, vai aprender a escrever o que o corretor quer ler. Ao contrário de ser criativo", completa.
Em uma prova que seleciona para praticamente todas as universidades federais do país, qualquer ponto é importante para o candidato. E pode definir quem entra na universidade.
Sidônio e Lula preparam disputa pelo nacionalismo com a direita em 2026
Lula tenta maquiar crise gastando R$ 3,5 bilhões em propaganda estatal; acompanhe o Sem Rodeios
Ex-prefeito de Curitiba processa vereador que denunciou gastos com peças eróticas
Sem visto americano? Um guia de viagem para Alexandre de Moraes no Maranhão
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora