Ainda muito longe do vestibular ou de iniciar a carreira profissional, cada vez mais crianças têm de lidar com o estresse, há pouco tempo considerado "doença de adulto". Uma pesquisa da ISMA, associação internacional para prevenção e tratamento de estresse, apontou suas três principais causas entre crianças de 7 a 12 anos de idade.

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A surpresa é que o bullying, a prática de violência, humilhação e intimidação física ou psicológica entre crianças, não é a primeira causa. As críticas e desaprovações dos próprios pais – citadas por 63% das crianças consultadas – incomodam mais que bullying.

Em segundo, o excesso de tarefas na rotina é apontado por 56%. O bullying aparece em terceiro, com 41% das crianças reclamando do peer pressure (pressão dos colegas). "O bullying não é generalizado", explica Ana Maria Rossi, psicóloga e diretora da unidade brasileira da ISMA. A pesquisa foi feita com 220 crianças do Rio Grande do Sul e de São Paulo.

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Um dos motivos apontados pela especialista é o ambiente de brigas na família, que torna as crianças pouco comunicativas. Com o tempo, além da falta de expressão, chegam as dores de cabeça, de barriga e pouco ânimo para sair.

"Os pais começam a ficar preocupados, mas ao levar os filhos aos pediatras, muitas vezes nenhuma causa clínica para o mal-estar é revelada", afirma Ana Maria. "Após encaminhar a psicólogos, há casos que chegam a necessitar de medicação, para depressão ou para ansiedade."

Mecanismos de defesa

Uma das maneiras mais comuns de a criança mostrar que apresenta um problema de estresse é o que os psicólogos chamam de benefício secundário. Ao ser hostilizada no ambiente escolar por conta das roupas que veste ou de sua aparência, a criança passa a se queixar de dores, por vezes inexistentes. A reclamação faz com que elas possam escapar, por alguns dias, da escola.

"Alegar a dor faz com que elas evitem o lugar que as deixa tristes, conseguindo o que querem", explica a psicóloga. "A criança é muito intuitiva, sabe como usar sua sensibilidade para manipular o adulto."

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Um dos usos do benefício secundário é o de fugir do acúmulo de atividades, muitas delas impostas pelos pais. "É importante ver o que a criança gosta. Se ela não é esportiva, para que colocá-la, ao mesmo tempo, em aula de natação, basquete e futebol?", afirma Ana Maria. "Isso sobrecarrega os pequenos, muitas vezes eles odeiam a atividade, só não revelam isso verbalmente."

O que fazer

Para Ana Paula Rossi, o mais importante para os pais é saber escutar os filhos. "Devem monitorar as notas dos filhos, estar por perto, deixar de inventar atividades para a criança simplesmente por medo de conviver com ela", diz a especialista. "Quanto às mentiras, o melhor é tentar entender o porquê de o garoto usar o mecanismo de defesa, em vez de censurá-lo por isso."

A psicóloga também afirma que os pais não devem ter medo de educar os filhos, cedendo às táticas de crianças muito mimadas para obter o que querem. "Para evitar um escândalo, muitas vezes os pais desviam da função de orientar, e isso é um desserviço à criança."

"Nos Estados Unidos, essa é uma questão complicada, já vi muitos pais sendo censurados pelas pessoas ao tentarem passar autoridade às crianças em público", diz Ana Maria. "De vez em quando, é muito mais fácil para o pai simplesmente dizer sim ao mimo."

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O outro extremo também não é o mais indicado. "O pai não deve ser irredutível quanto ao que o filho deve ou não fazer, a escolha precisa ser da criança", diz Ana Maria.