Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

cronologia

- 1953: Fidel lidera o assalto a quartéis com uma centena de rebeldes. A ação armada fracassa, mas é considerada o estopim da revolução. Fidel é preso, sendo solto em 1955.

- 1956: Fidel volta a Cuba com 81 guerrilheiros, incluindo seu irmão Raúl e Che Guevara. Começa a luta na Serra Maestra.

- 1959: Após a queda de Batista, triunfa a revolução.

- 1961: Cerca de 1,4 mil soldados, apoiados pela CIA, desembarcam na Baía dos Porcos, e são derrotados pelos revolucionários.

- 1962: “Crise dos mísseis”. O mundo se viu à beira de uma guerra nuclear. A União Soviética instalou em Cuba mísseis nucleares direcionados para os Estados Unidos. O então presidente americano, John F. Kennedy, ordena um bloqueio naval contra a ilha, e após delicadas negociações, o primeiro-ministro soviético Nikita Kruschov cede e retira os mísseis.

- 1991: Cuba entra em uma profunda crise econômica após a derrocada do bloco socialista e a desintegração da União Soviética.

- 2006: Doente, Fidel cede o poder a Raúl em caráter provisório.

- 2016 - 25 de novembro: Morre, aos 90 anos, Fidel Castro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.