Às vésperas de completar 89 anos de funcionamento, a filial paranaense da Cruz Vermelha Brasileira atende a um pedido antigo de pessoas que pretendem trabalhar como voluntárias da instituição. Trata-se do curso de Formação Básica Institucional, oferecido pela primeira vez no estado, com o intuito de formar voluntários que futuramente poderão atuar nas iniciaticas sociais promovidas pela Cruz Vermelha no Paraná e em todo o país. Aberto a todos os tipos de profissionais – desde que maiores de 18 anos –, o curso é gratuito e o único do gênero no estado a oferecer certificação aos participantes.

CARREGANDO :)

Na primeira parte do curso, hoje das 19 às 23 horas, os candidatos a voluntários assistirão a uma palestra que abordará temas como os objetivos da Cruz Vermelha Brasileira e os direitos e deveres do voluntário, além de responderem a um questionário que, de acordo com Edisom Brum, médico do Hospital da Cruz Vermelha e um dos palestrantes do curso, tem a função de determinar se as pessoas de fato possuem o perfil adequado para dar continuidade à formação. "Não é nada referente a habilidades técnicas. São questões sobre voluntariado, a fim de determinar as razões que levaram o candidato a procurar o curso, além de perguntas que envolvem o aspecto psicológico de cada um", explica o médico, que destaca altruísmo, iniciativa e vontade de ajudar o próximo entre os principais pré-requisitos para se sair bem na atividade.

Três características que, desde muito cedo, fizeram parte da educação do comerciante Jefferson Severino de Castro, 33 anos, um dos 80 alunos inscritos na turma do curso de Formação Básica Institucional. "Meu pai me educou para isso. O trabalho voluntário sempre foi muito incentivado na nossa família", conta. Trabalhando como orientador do Clube de Desbravadores – espécie de organização de escoteiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia – Jefferson, apesar de ter recebido treinamento do Corpo de Bombeiros de Curitiba, deseja aperfeiçoar seus conhecimentos e acredita que o curso oferecido pela Cruz Vermelha é a oportunidade ideal. "Desde pequeno ouço falar na instituição como uma referência no trabalho voluntário mundial. Como trabalho com crianças e jovens, acho importante estar preparado para qualquer tipo de situação", explica.

Publicidade

Os alunos deverão receber as instruções específicas no segundo módulo do curso, que será realizado em junho – com data ainda a definir. Nesta fase, profissionais da instituição irão transmitir conhecimentos aos candidatos selecionados a partir do desempenho na primeira etapa, como noções de primeiros socorros e de atendimento à comunidade. "Nosso objetivo é formar profissionais de todas as áreas para que estejam aptos a prestar auxílio à população de um modo geral, desde a participação em ações sociais de saúde e educação, a atendimento em possíveis catástrofes", resume Brum.

Serviço: Curso de Formação Básica Institucional. Salão Nobre do Hospital da Cruz Vermelha (R. Vicente Machado, 1.310). Hoje, das 19 às 23 horas. Inscrição gratuita. Mais informações pelo telefone (41) 3017-5284 ou pelo site www.cruzvermelhapr.org.br.