O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Vinte de Setembro abre amanhã, em Curitiba, a programação da 42.ª Semana Farroupilha, em homenagem ao Dia do Gaúcho e ao aniversário de 43 anos de fundação da entidade. Estão programadas diversas atividades no galpão do CTG, no bairro Pinheirinho, até o dia 25. Um desfile de cavaleiros, com a participação da Cavalaria da Polícia Militar, dará início ao evento, seguido do hasteamento das bandeiras, da missa crioula (aos moldes da tradição gaúcha) e de um churrasco no Galpão Nativista. "A gente só espera que São Pedro colabore", brinca Antônio Carlos Pontes Coelho, um dos diretores do CTG.
Fundado em 1962, o Vinte de Setembro é um dos mais antigos CTGs da capital e conta hoje com 1,2 mil associados ou peões, como são chamados. "Somos um clube 100% família", diz. O CTG é uma entidade que preserva e divulga a cultura do povo gaúcho. Na programação estão previstos ainda um torneio de truco no dia 21, palestras nos dias 20 e 23, e o 15.° Café Tropeiro com Bolinho de Graxa (ou de chuva).
Além das solenidades oficiais, o ponto alto das festividades são os bailes. Dois jantares dançantes ocorrerão nos dias 20 e 22, sempre às 20 horas, com convite a R$ 12. No sábado, dia 24, acontece a apresentação do grupo "Os Campesinos", às 23 horas, com entrada a R$ 10. E no dia 25, a partir do meio-dia, ocorre a 22.ª Festa do Boi no Rolete, seguido do baile Chimarrão Dançante ao longo da tarde.
* Serviço: O CTG Vinte de Setembro fica no quilômetro 107 da BR-116, no Pinheirinho. Mais informações no telefone (41) 3349-1433.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora