Foz do Iguaçu Proposta pelo governo brasileiro, a Universidade do Mercosul (Unimercosul) pretende ser a ferramenta de integração entre os países do bloco comercial formado há 15 anos pelo Tratado de Assunção. A iniciativa multinacional quer superar as relações econômicas existentes entre os países latino-americanos, incluindo também o desenvolvimento cultural e de educação.
A Unimercosul será a primeira universidade de ensino, pesquisa e extensão multicâmpus, bilíngüe, com diploma válido em todos os países do bloco e regras comuns, sob responsabilidade de um Conselho Multinacional. Inicialmente a instituição vai integrar Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, mas há planos de abranger outros países no futuro.
Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira, está cotada para ser a sede ou manter um dos câmpus da futura universidade, que já tem garantido no orçamento de 2007 um montante de R$ 12 milhões, segundo o ministro da Educação do Brasil, Fernando Haddad.
A proposta já foi discutida pelos ministros da educação dos países envolvidos e será apresentada em novembro durante reunião da Cúpula do Mercosul. Segundo Haddad, até o final do ano o presidente Luiz Inácio da Silva deve anunciar oficialmente a universidade, prevista para entrar em funcionamento no segundo semestre de 2007.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião