A cultura indígena também está representada no carnaval da capital do Maranhão. Vários grupos com brincantes caracterizados com arco e flechas, cocar e penas desfilam pelas ruas da cidade nos diversos pontos da festa.
A Tribo Carajás, grupo criado em 1982 e formado por 50 crianças, quer ressaltar a importância dos povos indígenas na cultura do estado. O nosso tema é o índio e a natureza. A nossa apresentação quer retratar como era a natureza antes e agora e o processo de desmatamento, explicou o organizador do bloco, Iraldo Lima Medeiros.
A tradição do desfile das tribos de índios no carnaval do Maranhão representa o resgate de uma cultura muito forte no nosso estado. Os índios sempre estiveram na nossa cultura, acrescentou.
Na apresentação do grupo, as crianças encenam um processo de cura feito por um pajé. Com isso, disse Medeiros, é possível lembrar um pouco da cultura dos povos indígenas.
Entretanto, de acordo com o organizador da Tribo Carajás, só participam das festividades e desfilam nos dias de carnaval crianças que estejam com boas notas na escola.
Temos essa preocupação social. Conversamos com os professores e as crianças só desfilam se estiverem bem no colégio, disse.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora