Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cães de guarda

Curiosidades

• Olfato – Os cães possuem cerca de 240 milhões de células olfativas, contra 12 milhões do homem. Eles também enxergam melhor à noite – são originalmente parentes dos lobos e animais noturnos. Para manter essas qualidades, só comem um tipo de ração. Só tem contato com odores diferentes, como flores, para "desintoxicação".

• Rotina – Os farejadores selecionados para o trabalho tem contato apenas com o guia. Eles até convivem com outros cachorros, mas evita-se o contato entre machos para que não sejam estimulados à agressividade. Por outro lado, podem cruzar com as fêmeas, evitando-se a mistura entre raças.

• Raças – Labrador, Pastor Alemão, Malinois e Springer Spaniel são consideradas as melhores raças de cães farejadores. Cada uma tem a sua particularidade, mas são todos cães de companhia dóceis. A polícia do Rio de Janeiro também tem utilizado a raça Beagle para farejar drogas.

• Vício – No treinamento moderno, os cachorros não são viciados para encontrar droga. A técnica já foi utilizada em algumas escolas do Brasil, mas foi abandonada. O único "vício" do farejador é o objeto que representa o seu prêmio, quase sempre um tubo de PVC.

• Recordista – O labrador Dinho, que trabalhava na Polícia Federal do Rio Grande do Sul, era o farejador mais antigo em atividade no Brasil. Ele se aposentou no mês passado, com 10 anos, um fato raro. No seu último trabalho, ele encontrou 19 quilos de cocaína escondidos em um carro em Gravataí (RS).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.