Vacinação segue até o dia 10 de maio| Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo

Curitiba conseguiu atingir no último final de semana a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de vacinação contra a gripe em dois grupos prioritários - idosos (86,61)% e mães de recém-nascidos (103,82%).

CARREGANDO :)

Das 460 mil doses enviadas pelo Governo Federal, cerca de 304 mil foram aplicadas até o último domingo (28). O objetivo é imunizar pelo menos 380 mil cidadãos até o final da campanha, que foi prorrogada para 10 de maio.

Para conseguir alcançar o resultado entre as gestantes (que registrou 70,98% de cobertura) e crianças menores de 2 anos (73,2%), o município irá intensificar a campanha afim de garantir o número desejado. "Estamos estimulando nos centros de pré-natal públicos e privados a aplicação da vacina. E para as crianças, estamos fazendo um chamamento das mães para esclarecer sobre a necessidade de seus filhos serem imunizados", disse o secretário da Saúde de Curitiba, Adriano Massuda.

Publicidade

"É um resultado positivo para nós, mas mostra que apenas uma parte da missão foi cumprida. O próximo passo é realizar uma ação concentrada de conscientização da população sobre as demais ações preventivas, como lavar as mãos com frequência, usar álcool gel e manter os ambientes sempre arejados", afirma o secretário.

Estadual

Já no Paraná, 76% da população prioritária foi vacinada. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, dos 399 municípios do estado, 203 superaram a meta de 80%. O superintende de vigilância em saúde do órgão, Sezifredo Paz, alega que os dados ainda estão incompletos. "Muitas cidades estão ainda digitando seus números. Até o final da semana, com certeza a quantidade de lugares que passaram da meta irá aumentar. Por consequência, os dados do Paraná também".

No cenário de vacinação, o grupo de mães que tiveram filhos a menos de 45 dias e os idosos também são os que possuem maior número de atendimentos. O primeiro atingiu 90,94% de imunização, enquanto que o segundo contabiliza 79% de doses aplicadas.

Visando garantir que todos os grupos alcançem a meta no máximo de munícipios possíveis, Paz garante que o estado irá ampliar a rede de cobertura das regionais de saúde. "Elas estão com a determinação de ir às cidades menores e apoirarem, da forma que for necessária, para atingirem a meta".

Publicidade

Brasil

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, dentro do cenário nacional nenhum estado alcançou os 80%. Apenas os três estados do Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – e Alagoas ultrapassaram a marca de 70%.

Juntos, os estados do Sul somam 77% da população atendida. As regiões Centro-Oeste e Sudeste vacinaram 57% dos grupos de risco. A região Norte imunizou 56%. E a Nordeste fez a vacinação de 55% de seus habitantes.