O decreto pra a criação da primeira Reserva Particular do Patrimônio de Curitiba foi assinada pelo prefeito Beto Richa na terça-feira. A reserva fica na área de preservação do rio Cascatinha, na bacia hidrográfica do Barigüi. A Reserva Cascatinha, em Santa Felicidade, tem 8 mil metros quadrados de floresta com araucária e também mata ciliar.
Segundo o site da prefeitura, a lei que possibilitou a criação de reservas particulares no município foi aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores em dezembro de 2006. Conhecidas como RPPNM, essas reservas pertencem ao Sistema de Unidades de Conservação e são equivalentes a um parque particular.
Além das isenções de tributos sobre o lote, o proprietário que transformar a área em parque particular poderá transferir 100% do potencial de edificação para outro local onde não existam restrições legais.
Levantamento da Secretaria do Meio Ambiente aponta cerca de mil terrenos em Curitiba com potencial para serem transformados em reservas. São áreas com restrições legais para corte de vegetação ou para construção. Os lotes são considerados de grande valor ambiental e se encontram engessados para investimentos.
Escalada de crises do governo Lula desengaveta a pauta do semipresidencialismo
Como o acordo MEC-USAID, feito durante a ditadura militar, impactou a educação brasileira
Malafaia diz ser contra impeachment de Lula e que manifestações devem focar em anistia
Governo Lula revê medida que prejudicaria 4 mil médicos contratados na gestão Bolsonaro
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora