Após um hiato de 58 anos, a prefeitura de Curitiba deu o primeiro passo para inaugurar um novo cemitério municipal na cidade, que será construído no bairro Umbará, no sul da capital. Com isso, os moradores inscritos no programa de concessão de jazigos estarão habilitados a se candidatar a um dos 6 mil túmulos a serem disponibilizados quando a obra for entregue, o que está previsto para o fim de 2016.
As vagas são gratuitas e o único custo das famílias será o da implantação dos túmulos. O projeto é do modelo cemitério-parque, no qual há espaço apenas para lápides. A fila de espera dos outros quatro cemitérios públicos de Curitiba – Água Verde, Boqueirão, Santa Cândida e São Francisco – soma 723 pessoas, segundo a prefeitura.
Em um prazo de 60 dias será realizada a licitação para contratação da empresa responsável pela construção dos muros e do portal, estimados em R$ 200 mil. A área de 44,5 mil metros quadrados, doada à prefeitura pela Associação Beneficente Parque São Pedro em troca de obras, contará também com uma sede administrativa, capelas mortuárias e banheiros.
Reivindicação popular
Segundo o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), essa é uma demanda que se apresentava repetidamente nos encontros de moradores com a administração. “Nas audiências públicas esse era um assunto sempre muito levantado pela população. É muito importante poder atender a população neste momento de perda de um ente”, afirmou.
O secretário municipal de meio ambiente, Renato Lima, ressaltou que foi feito um estudo do impacto ambiental da obra e, quando inaugurada, será monitorada a quantidade de necrochorume (material tóxico expelido por cadáveres) no lençol freático da região.
As últimas obras de cemitérios públicos de Curitiba tinham sido a do Boqueirão, de 1950, e a do Santa Cândida, de 1957. Antes deles, foi inaugurado, em 1888, o Cemitério Água Verde; e em 1885 foi construído o Cemitério São Francisco, oficialmente o primeiro da cidade.
Decisão do STF que flexibiliza estabilidade de servidores adianta reforma administrativa
Lula enfrenta impasses na cúpula do G20 ao tentar restaurar sua imagem externa
Xingamento de Janja rouba holofotes da “agenda positiva” de Lula; ouça o podcast
Milei, Biden, Xi Jinping: confira fotos dos líderes mundiais no Brasil
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião