Monitoramento
Secretaria vai criar selo de qualidade e aumentar o controle da produção
O Feira Segura é uma das ações que compõem o Programa de Qualidade da Secretaria Municipal do Abastecimento. O objetivo da prefeitura é criar um selo de qualidade, que será concedido aos feirantes que atenderem todos os critérios do programa. Além do Feira Segura, a secretaria também desenvolve ações que visam garantir as práticas de fabricação e qualidade dos alimentos que são comercializados nas feiras curitibanas, como o Monitoramento de Alimentos.
A médica veterinária e coordenadora da Gerência Técnica de Controle de Qualidade, Virginia Gasparini, explica que, de acordo com a categoria do produto comercializado pelo permissionário, ele recebe a visita de um técnico da secretaria, que vai monitorar suas práticas. Caso o monitor encontre um item em desacordo, o feirante será orientado a corrigir seu processo de produção. "Nós trabalhamos sempre com orientação", afirma Gasparini.
O processo de monitoramento é feito de acordo com um sistema de pontuação e atualmente os permissionários das feiras têm uma média geral de 86,13, considerada boa segundo os parâmetros de avaliação. "Quando você trabalha com alimentos, não existe nada 100%. A situação muda rapidamente. Mas existem as boas práticas", justifica Gasparini.
Outra etapa que a Secretaria do Abastecimento pretende desenvolver futuramente é a de Requalificação do Espaço Urbano, cujo objetivo será construir uma identidade de espaço de feira nos locais que recebem esse tipo de comércio, mesmo nos dias que elas não funcionam. "É um processo contínuo de qualidade", explica Nivaldo Vasconcellos.
A prefeitura de Curitiba vai lançar amanhã um projeto para garantir a segurança das estruturas físicas utilizadas por permissionários das feiras da capital. O Feira Segura, como foi batizado pela Secretaria Municipal do Abastecimento, é uma iniciativa inédita do órgão e terá seu lançamento oficializado na Feira Noturna do Água Verde, que também serviu como piloto para a implantação do programa.
O projeto Feira Segura define como devem ser feitas as instalações elétricas e de gás das barracas e dos trailers utilizados pelos feirantes. Entre as especificações que o programa faz, estão orientações para que botijões de gás sejam posicionados em áreas externas dos trailers e barracas, que suas mangueiras tenham proteções de aço e que a instalação elétrica externa dos pontos de comércio, que é fixa, seja feita por um técnico licenciado. Numa etapa futura, o projeto pretende orientar também as instalações elétricas internas.
Alessandro Cordeiro é um dos feirantes que já está se adequando ao Feira Segura. Como participa de cinco feiras espalhadas pela capital, até agora só conseguiu ajustar as instalações elétricas em dois dos locais, mas a parte de gás já está completamente adequada. Ele conta que, como dividiu o valor das adaptações elétricas com outros feirantes, os custos não ficaram elevados, e o processo foi simples de ser executado. "A parte elétrica e de gás foi bem fácil de ser feita", diz.
"As adequações são muito simples", afirma o diretor de Feiras e Mercados da Secretaria do Abastecimento, Nivaldo Vasconcellos. Ele explica que o objetivo da secretaria é consolidar o programa no primeiro trimestre de 2015 e passar a exigir um documento chamado Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), que comprovará que as instalações do permissionário estão de acordo com as novas exigências, no ato de renovação da licença.
Segundo a Secretaria do Abastecimento, 50% dos feirantes que utilizam sistemas de gás já se adequaram às normas do Programa Feira Segura e 40% dos pontos de feira já têm suas instalações elétricas regulamentadas. "Nós fizemos todo um trabalho de conscientização com os feirantes", explica Vasconcellos.
Programa será lançado amanhã no Água Verde
O Programa Feira Segura será lançado amanhã na Feira Noturna do Água Verde. Às 16h30 está programada uma visita técnica à feira, que serviu de piloto para o programa da Secretaria Municipal do Abastecimento. Às 19 h o prefeito Gustavo Fruet também fará uma visita aos permissionários, acompanhado de técnicos dos órgãos que auxiliaram no desenvolvimento do projeto. A Feira Noturna do Água Verde funciona todas as quintas-feiras, das 17 às 22 horas, na rua Professor Brasílio Ovídio da Costa. Das 21 barracas e trailers que compõem a feira, 13 trabalham com gás e todos utilizam energia elétrica.
Fuga de dólares reflete maior desconfiança em relação à economia brasileira
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
A idade mínima subiu: saiba as regras para se aposentar em 2025
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora