A capital do estado deve receber 508 mil turistas no mês junho de 2014, quando o Brasil vai realizar os jogos da Copa do Mundo. O número é quase o dobro da média mensal de visitantes que a cidade recebe (283 mil). A estimativa é de uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e foi divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Ministério do Turismo.
Do total de pessoas que devem circular por Curitiba durante a realização da Copa, 406.944 serão brasileiros, além de 101.390 estrangeiros. Em todo o Brasil, três milhões de brasileiros vão circular pelas 12 cidades-sedes e outras regiões em função da Mundial de Futebol. Outros 600 mil estrangeiros também vão estar no País para prestigiar o evento e conhecer novos lugares.
De acordo com o estudo, cada turista deverá gastar em média R$ 11,4 mil durante os dias de visita ao País. A estimativa é que cada pessoa conheça 3,8 cidades do Brasil durante o mês de junho. Não há dados específicos sobre os gastos em Curitiba.
Preparação
De acordo com o Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, o movimento maior de visitantes na cidade é uma oportunidade para mostrar que a capital está preparada para receber bem os turistas.
De acordo com o coordenador do observatório de turismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), professor José Manuel Gonçalves Gândara, é preciso, porém, que os organizadores ajam com rapidez e invistam nos pontos mais importantes para que o atendimento seja satisfatório. "Curitiba precisa de um estudo sobre as necessidades reais da cidade para oferecer infraestrutura adequada aos turistas".
O professor aponta que, além das melhorias no Aeroporto Afonso Pena, na rodoferroviária da capital e nas avenidas que dão acesso a esses locais, o comitê organizador precisa investir em acesso por transporte coletivo e em número de táxis. Da mesma forma, a facilidade para chegar aos destinos turísticos de cidades mais próximos é importante.
Além disso, Gândara alerta para o treinamento de pessoas capacitadas para o atendimento aos turistas que vêm do exterior. "Os profissionais em áreas de hotelaria, transporte, bares e restaurantes precisam estar capacitados em especial nas línguas. O inglês e o espanhol serão essenciais".
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, Curitiba oferece desde 2005 um curso gratuito para a qualificação de profissionais do setor. Com a escolha da cidade para sediar os jogos, a Oficina de Sensibilização para o Atendimento e Informações Turísticas recebeu algumas adaptações. O objetivo é justamente aprimorar os serviços no setor para a época do mundial.
Depois da reunião desta quinta-feira (21) em Brasília, no encontro dos organizadores das cidades-sedes do Mundial para o acompanhamento dos trabalhos, o secretário do Paraná para assuntos da Copa 2014, Mario Celso Cunha, disse que Curitiba e o Estado estão cumprindo as exigências do governo federal. A organização do evento deve entregar, segundo ele, todas as obras e projetos prontos até dezembro de 2013, limite determinado por Brasília.
Serviço
Os interessados na Oficina de Sensibilização para o Atendimento e Informações Turísticas podem conseguir outras informações com a Secretaria Municipal de Turismo no telefone (41) 3250-7717.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora