Foram eleitos, ontem, os 45 titulares dos conselhos tutelares de Curitiba. As eleições ocorreram dentro da normalidade nas nove áreas das administrações regionais da prefeitura. O resultado saiu com atraso de duas horas, em razão da falta de luz no prédio do Centro de Captação da Fundação de Ação Social (FAS). A lista de nomes só foi divulgada depois das 21 horas.
Os conselheiros têm mandato de três anos, sendo permitida uma reeleição. Uma das eleitas, Maurina Carvalho da Silva, de 50 anos, venceu as eleições pela regional Matriz. Já atuou como conselheira tutelar de 2003 a 2007. Atualmente vem promovendo projetos com crianças e adolescentes na Vila das Torres. A expectativa de Maurina é de ajudar a comunidade com a criação de creches, opção de contraturno escolar e desenvolvimento de programas voltados para a dependência química.
O Conselho Tutelar é um órgão independente, criado a partir da regulamentação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990. Atua em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS), recebendo denúncias e reclamações relacionadas à violência e maus-tratos contra crianças e adolescentes, além de situações de violação do ECA. O Conselho também fiscaliza entidades e programas de atendimento a crianças e adolescentes. Encaminha denúncias ao Ministério Público, à Defensoria Pública e ao Juizado da Infância e da Juventude.
Serviço
Os nomes poderão ser conferidos no site da prefeitura www.curitiba.pr.gov.br.