Foram eleitos, ontem, os 45 titulares dos conselhos tutelares de Curitiba. As eleições ocorreram dentro da normalidade nas nove áreas das administrações regionais da prefeitura. O resultado saiu com atraso de duas horas, em razão da falta de luz no prédio do Centro de Captação da Fundação de Ação Social (FAS). A lista de nomes só foi divulgada depois das 21 horas.
Os conselheiros têm mandato de três anos, sendo permitida uma reeleição. Uma das eleitas, Maurina Carvalho da Silva, de 50 anos, venceu as eleições pela regional Matriz. Já atuou como conselheira tutelar de 2003 a 2007. Atualmente vem promovendo projetos com crianças e adolescentes na Vila das Torres. A expectativa de Maurina é de ajudar a comunidade com a criação de creches, opção de contraturno escolar e desenvolvimento de programas voltados para a dependência química.
O Conselho Tutelar é um órgão independente, criado a partir da regulamentação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990. Atua em parceria com a Fundação de Ação Social (FAS), recebendo denúncias e reclamações relacionadas à violência e maus-tratos contra crianças e adolescentes, além de situações de violação do ECA. O Conselho também fiscaliza entidades e programas de atendimento a crianças e adolescentes. Encaminha denúncias ao Ministério Público, à Defensoria Pública e ao Juizado da Infância e da Juventude.
Serviço
Os nomes poderão ser conferidos no site da prefeitura www.curitiba.pr.gov.br.
“Guerra” entre Mais Médicos e Médicos pelo Brasil prejudica quase 4 mil profissionais de áreas vulneráveis
STF terá Bolsonaro, bets, redes sociais, Uber e outros temas na pauta em 2025
Alcolumbre e Motta seguem cartilha dos antecessores. Assista ao Entrelinhas
PT não tem “plano B” para 2026 e sucessor de Lula será em 2030, diz líder do governo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora