Curitiba completa 324 anos nesta quarta-feira (29), e, de presente, recebeu um vídeo gravado em 360º por parques, praças, ruas e calçadas da capital. A tecnologia de gravação, que usa múltiplas câmeras simultâneas e junta todas as imagens digitalmente, permite que quem assistir tenha uma experiência de imersão no momento registrado.
O vídeo mostra a violoncelista Fernanda Koppe tocando o instrumento em diversas partes da cidade. Nas imagens, a musicista está em pontos turísticos como o Museu Oscar Niemeyer e o Largo da Ordem, mas também fora do eixo Central, como no Boqueirão e Vila Torres. Girando a tela do player do vídeo, é possível observar a reação das pessoas que transitam pelos espaços à música e até mesmo à câmera que faz a gravação.
“Queríamos mostrar Curitiba de uma forma diferente da vista no cartão postal, mostrar a Curitiba do dia a dia, das pessoas, e pra isso envolver a população”, explica o diretor Tiago Gavassi, integrante da produtora Asteroide, realizadora do vídeo. Resultado de uma semana de pré-produção e três dias de gravação, o material contou com a concepção musical da banda curitibana Muamba, que pensou em letra e arranjo buscando a união das pessoas.
Sobre a parte técnica, Gavassi conta que a produtora possui os equipamentos para a captação das imagens em 360º e uma equipe em São Francisco, nos Estados Unidos, que estuda a parte de finalização e pós-produção do material. Ainda assim, é um desafio criar com esse tipo de tecnologia, cujos recursos e modos de montagem ainda não foram totalmente explorados.
Assista ao vídeo de Curitiba em 360º:
Colaborou: Cecília Tümler
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora